Parceiros do PEC Suporte Técnico Mapa do Site
Acesso às Aulas | Conheça o PEC | Diretoria | Acreditação| Busca | Notícias | Newsletter | Contato    

Confira as novidades do PEC e as mais recentes notícias sobre educação continuada, além de destaques da programação das aulas e informações importantes.

 

01/01/2006
Certificado de Atualização Profissional

O aperfeiçoamento do processo de educação continuada que resultará na concessão do Certificado de Atualização Profissional para especialistas a partir de 2011 foi discutido pela Comissão Nacional de Acreditação em São Paulo.

Confiram informações mais detalhadas sobre CERTIFICAÇÃO no site da ABP:

http://www.abpbrasil.org.br/certificacao/

O aperfeiçoamento do processo de educação continuada que resultará na concessão do Certificado de Atualização Profissional para especialistas a partir de 2011 foi discutido pela Comissão Nacional de Acreditação, na última terça-feira (22 de novembro), em São Paulo.

Segundo o site da AMB, Fabio Biscegli Jatene e Aldemir Humberto Soares, representantes da AMB na Comissão, informaram que o calendário das atividades credenciadas para a soma de pontos durante o primeiro semestre de 2006 será divulgado até o dia 1º de janeiro. A partir da próxima semana, as Sociedades de Especialidade irão avaliar os 1.300 eventos cadastrados no site da CNA até o dia 18 de novembro. O prazo se encerraria no dia 15, mas a Comissão decidiu estendê-lo considerando o feriado da Proclamação da República.

De acordo com os integrantes da Comissão, as atividades do primeiro semestre de 2006 submetidas à avaliação depois do prazo serão avaliadas pelas Sociedades se houver tempo hábil. "A prioridade para julgamento será dos eventos enviados até 18 de novembro, mas a intenção é que os submetidos posteriormente também sejam considerados, dentro da disponibilidade dos avaliadores", explicou Fabio Jatene.

Dessa forma, os formulários on-line para cadastramento dos eventos continuam acessíveis. Conforme a Resolução 1772/2005, que instituiu o processo, as atividades do segundo semestre de 2006 devem ser cadastradas até 31 de março, e já estão sendo aceitas pela CNA. "A meta é publicar com antecedência um calendário de eventos de todas as especialidades no intuito de oferecer o maior número possível de opções ao médico interessado em atualizar seus conhecimentos", afirmou Aldemir Soares, justificando os prazos. "Com isso, também evitaremos 'cursos' oportunistas", completou.
Critérios para julgamento

Outra questão bastante discutida na reunião foi a necessidade de critérios mínimos a serem seguidos pelas Sociedades de Especialidade para o credenciamento e a pontuação das atividades de educação médica continuada. Aldemir Soares orientou os avaliadores a utilizar como roteiro, neste primeiro momento, a Resolução 1772/2005, do Conselho Federal de Medicina.

Além disso, seguindo sugestão de Fabio Jatene, os representantes das Sociedades de Acupuntura, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia Digestiva, Cirurgia Geral, Dermatologia e Endocrinologia e Metabologia formaram uma comissão para elaborar, em conjunto com a CNA, uma cartilha a fim de padronizar as decisões. A primeira reunião do grupo será agendada para o mês de dezembro. "Estamos construindo juntos estas regras, que serão aperfeiçoadas ao longo dos anos com a uniformização dos conceitos e a capacitação de todas as Sociedades de Especialidade", sentenciou Soares.

O processo de avaliação dos eventos pelas Sociedades será on-line. Cada representante terá uma senha com a qual irá acessar, pelo site da Comissão Nacional de Acreditação, as atividades cadastradas para o julgamento da sua Sociedade de Especialidade. O parecer e a pontuação serão enviados à CNA, para que esta comunique o responsável pelo evento. Em caso de reprovação, o representante da Sociedade terá de fornecer uma justificativa.

Os integrantes da CNA lembraram que os médicos cujos Títulos de Especialista ou Certificados de Área de Atuação forem obtidos a partir de 1º de janeiro de 2006 terão que participar do processo de forma obrigatória, somando 100 pontos em atividades de atualização, durante cinco anos, para obter o Certificado de Atualização Profissional. A adesão dos demais especialistas é opcional, sendo que são considerados tanto os Títulos emitidos pelas Sociedades de Especialidade/Associação Médica Brasileira quanto pela Comissão Nacional de Residência Médica.

"Este primeiro ano do processo será trabalhoso; as Sociedades e a CNA terão de se superar diante das dificuldades, mas adiantaremos o trabalho dos próximos quatro anos", analisou Aldemir Soares, ao anunciar que a atual diretoria da AMB nomeou o ex-presidente da entidade, Eleuses Vieira de Paiva, como um de seus representantes na Comissão Nacional de Acreditação.

Outras informações sobre o Certificado de Atualização Profissional podem ser obtidas no site www.cna-cap.org.br ou pelo telefone (11) 3178-6824, com Patrícia ou Luciane.

Voltar