Parceiros do PEC Suporte Técnico Mapa do Site
Acesso às Aulas | Conheça o PEC | Diretoria | Acreditação| Busca | Notícias | Newsletter | Contato    

Confira as novidades do PEC e as mais recentes notícias sobre educação continuada, além de destaques da programação das aulas e informações importantes.

 

14/07/2006
Cursos do PEC-ABP aprovados por Comissão Nacional de Acreditação

Certificado de Atualização Profissional é emitido pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira

Os cursos programados para o segundo semestre de 2006 do PEC – Programa de Educação Continuada da ABP foram aprovados pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA) e contarão 10 pontos para a obtenção do Certificado de Atualização Profissional (CAP) em Psiquiatria; 4 para o Certificado de Área de Atuação em Psiquiatria Forense e 1,5 para Psicogeriatria.
Segundo o representante da ABP junto à CNA, Dr. Ibiracy Camargo, em programas de educação a distância a pontuação é baseada na estimativa hora/aula, somando 0,5 ponto por hora, com o máximo de 10 pontos por atividade. “Nós trabalhamos nas pontuações em cima de uma normativa providenciada pela CNA. Após pontuarmos, o evento pontuado é reencaminhado para a CNA para posterior deliberação”, explica o psiquiatra.
Instituído em janeiro de 2006, o Certificado de Atualização Profissional é emitido pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira para reconhecer os médicos com Título de Especialista e Certificado de Área de Atuação que somarem, dentro de 5 anos, participações em eventos acreditados pela CNA, num total mínimo de 100 pontos.
Segundo a CNA, a ABP, assim como as demais Sociedades de Especialidade, deve proporcionar aos médicos um mínimo de 40 pontos a cada ano, sendo 20 em atividades regionais ou estaduais. Além disso, deve disponibilizar um mínimo de 10 créditos anuais em programas à distância. É o que a ABP faz através do PEC, do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, das Jornadas Regionais e do apoio a eventos de suas federadas.
Os programas de educação médica continuada são, mundialmente, práticas obrigatórias para a atualização do profissional, mantendo suas competências científicas. O especialista que obtiver o CAP será mais valorizado por seus pacientes e no mercado de trabalho, pois poderá comprovar seu aprimoramento constante frente à evolução da medicina.
Caso o profissional não atinja os 100 créditos necessários para a certificação, até 50% dos pontos poderão ser obtidos em uma prova, que seguirá normas específicas estabelecidas pela CNA e pela ABP, no caso dos psiquiatras. Atividades acadêmicas e científicas também têm pontuação para o CAP.

Outras informações podem ser obtidas junto à Comissão Nacional de Acreditação pelo telefone (11) 3178-6824 ou pelo e-mail: cna@cna-cap.org.br, com Patrícia ou Luciane.

Voltar